Alergias de interior

Aprenda sobre os alérgenos mais comuns que desencadeiam as alergias de interior . Descubra como manter o nível destes alérgenos controlado, para desfrutar ao máximo da sua casa, todo o ano.

Alergias de interior

Aprenda sobre os alérgenos mais comuns que desencadeiam as alergias de interior . Descubra como manter o nível destes alérgenos controlado, para desfrutar ao máximo da sua casa, todo o ano.

Visão Geral

A sua casa deve ser um refúgio e não um pesadelo. Mas para pessoas que sofrem com alergias de interior , pode ser bastante desconfortante, se o nível de alérgenos não estiver controlado. Estes provocam os sintomas alérgicos, como espirros, corrimento nasal, congestão e prurido nasal, olhos lacrimejantes e comichão. As alergias de interior podem aparecer em qualquer época do ano. No entanto, passamos mais tempo em casa ou em ambientes fechados durante os meses mais frios, e por isso as alergias de interior são especialmente problemáticas durante o inverno.

Para saber mais, selecione um tipo de alergia

ALERGIAS AOS PELOS DE ANIMAIS

ALERGIAS AO PÓ

ALERGIAS AOS FUNGOS

ALERGIAS DE INTERIOR – SINTOMAS

Corrimento Nasal
Corrimento Nasal
Olhos Lacrimejantes e com Comichão
Olhos Lacrimejantes e com Comichão
Espirros
Espirros
Prurido (comichão) Nasal
Prurido (comichão) Nasal
Congestão Nasal
Congestão Nasal

Alergias aos Pelos de Animais

Visão Geral

Se os seus amigos de quatro patas fazem-no espirrar, lacrimejar e lhe dão comichão quando está em contacto com eles, não são os pelos de animal que lhe provocam a reação alérgica. São as proteínas encontradas na caspa do animal (células mortas da pele), saliva ou urina. Estas partículas que desencadeiam a alergia alérgenos – ficam presas nos pelos do seu animal de estimação. Por ser uma zona em que toca frequentemente, tanto de gatos como de cães, fica exposto a este alérgeno . Simultaneamente, esta caspa dos animais, por ser tão leve, é facilmente transportada no ar e deposita-se nas roupas e cabelo.

Outlined lightbulb with rays of light

SABIA QUE?

A maioria das pessoas pensa nos cães e gatos, quando falamos de alergias ao pelo de animais. No entanto, os alérgenos causadores das alergias de interior relacionadas com os pelos de animais também podem ser encontrados em hamsters, coelhos, porquinhos da índia e muitos outros. 1

Dicas para quem sofre de Alergias aos Pelos de Animais

  • PROCURE SABER OS ANIMAIS A QUE É ALÉRGICO
    Procure saber quais os animais de estimação a que pode ser alérgico. Quando vai a casa de um amigo ou familiar, pergunte-lhe de antemão se tem animais de estimação, para se prevenir antes de o visitar. Por exemplo, pode tomar um anti-histamínico , caso manifeste sintomas alérgicos.
     
  • ESTABELEÇA ÁREAS INTERDITAS AO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO
    Considere definir áreas da casa onde não deixa entrar o seu animal de estimação, por exemplo, o seu quarto.
     
  • DÊ BANHOS REGULARES AO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO
    Se tem um animal de estimação, dê-lhe banhos regulares. Ajuda a reduzir a concentração do alérgeno no animal e a diminuir as alergias de interior .
     
  • LAVE AS MÃOS DEPOIS DE TOCAR NUM ANIMAL
    Depois de tocar num animal, lave sempre as mãos e evite tocar na cara e nos olhos até ter as mãos lavadas. 
  • A ESCOLHA DO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO
    Os gatos podem causar mais alergias do que os cães, devido ao facto de lamberem bastante o pelo (pele), o que espalha o alérgeno pela saliva e pelo corpo. Lembre-se que mesmo os animais que não perdem pelo podem causar alergias! Os peixes e tartarugas são uma boa escolha como animal de estimação para quem sofre com alergias de interior.
     

Alergias ao Pó

Visão Geral

Um alérgeno comum desencadeador de alergias de interior são os ácaros do pó . São encontrados frequentemente nas partículas de pó que se acumulam em casa. São seres microscópicos que vivem nas células mortas da pele, escondidos na roupa da cama, colchões, móveis estofados, cobertores, tapetes, entre outros.

Os ácaros do pó absorvem a água presente na humidade do ar. É por isso que são mais prevalentes nas zonas húmidas da casa e durante os meses de verão. No entanto, se mora numa região onde o clima é quente e húmido, os ácaros do pó podem prevalecer durante todo o ano.

Outlined lightbulb with rays of light

SABIA QUE?

Uma casa pode acumular, em média, cerca de 40kg de pó num ano.

Dicas para quem sofre de Alergias aos Ácaros do Pó

  • HÁBITOS DE LIMPEZA REGULARES
    Lave as roupas de cama e cobertores uma vez por semana, em água quente (pelo menos 60°C). Se possível, utilize um aspirador de pó com um filtro HEPA e passe o chão com uma esfregona húmida regularmente. E não se esqueça de usar máscara e luvas durante a limpeza, para ajudá-lo a reduzir a exposição aos ácaros do pó .
     
  • VERIFIQUE A ETIQUETA DA ROUPA DE CAMA
    A transpiração pode promover a proliferação de bolor nas almofadas, colchões e móveis. Assim, verifique sempre, na etiqueta da roupa de cama, se o material é hipoalergénico .
     
  • COBERTURAS ANTIALÉRGICAS
    Use capas antialérgicas nos colchões e almofadas.
  • EVITE ALCATIFAS
    Remova as alcatifas do quarto, se possível.
  • MANTENHA OS NÍVEIS DE HUMIDADE BAIXOS
    Mantenha a humidade do ar em sua casa abaixo de 50%. Pode encontrar um higrómetro (medidor da humidade) em lojas de ferragens, por exemplo. Vai ajudá-lo a medir a humidade de casa. Quando o ambiente estiver mais húmido que o normal, coloque um desumidificador nas zonas húmidas, para manter a humidade controlada e evitar as alergias de interior .

Alergias aos Fungos

Visão Geral

As alergias aos fungos são desencadeadas por esporos de fungos microscópicos, que são transportados no ar como pólen , causando sintomas alérgicos. Os fungos que existem em ambientes fechados, largam esporos ao longo do ano e são encontrados em locais húmidos, como caves, casas de banho, zona da lavandaria, sótãos, frigoríficos e parapeitos de janelas. Uma vez que os fungos crescem em locais húmidos, as alergias aos fungos são mais comuns durante os meses de verão, quando o clima está quente e húmido. No entanto, em regiões tipicamente quentes e húmidas, este tipo de alergia de interior pode prevalecer ao longo de todo o ano.
 

Dicas para quem sofre de Alergias aos Fungos

  • MANTENHA A CASA LIMPA
    Uma forma de prevenir o aparecimento de fungos dentro de casa, é lavar regularmente as casas de banho, zonas de lavandaria e caves. Não deixe roupas húmidas na máquina de lavar roupa por longos períodos de tempo. Lave as cortinas, azulejos e junções da banheira ou chuveiro com soluções para eliminar e/ou prevenir o aparecimento de fungos. Use tapetes para a banheira ou chuveiro facilmente laváveis ​​na máquina de lavar roupa.
     
  • MANTENHA A HUMIDADE CONTROLADA
    Mantenha a humidade do ar em sua casa abaixo de 50%, de forma a evitar o crescimento de fungos e o surgimento deste tipo de alergias de interior . Se a humidade estiver alta, use desumidificadores para baixar o nível de humidade. Pode usar também um exaustor sobre o fogão e na casa de banho para remover o excesso de humidade quando cozinha ou toma banho.
     
  • NÃO SE ESQUEÇA DO FRIGORÍFICO
    Limpe regularmente o frigorífico. Descarte os alimentos estragados de forma a minimizar o crescimento de fungos.
  • DEIXE ENTRAR A LUZ
    Os fungos não gostam da luz do sol. Por isso, mantenha as cortinas ou persianas abertas durante o dia.
  • VERIFIQUE A ETIQUETA DA ROUPA DE CAMA
    A transpiração pode promover a proliferação de bolor nas almofadas, colchões e móveis. Assim, verifique sempre, na etiqueta da roupa de cama, se o material é hipoalergénico .