Viajar com alergias

Esteja a viajar para visitar os seus pais ou avós, ou para as suas férias de sonho num país paradisíaco, as alergias podem atacar a qualquer momento. Viajar com alergias é um verdadeiro desafio, mas aqui encontra dicas simples e úteis para minimizar a exposição aos alérgenos e controlar os sintomas alérgicos quando viaja.

Viajar com alergias

Esteja a viajar para visitar os seus pais ou avós, ou para as suas férias de sonho num país paradisíaco, as alergias podem atacar a qualquer momento. Viajar com alergias é um verdadeiro desafio, mas aqui encontra dicas simples e úteis para minimizar a exposição aos alérgenos e controlar os sintomas alérgicos quando viaja.

Dicas – Não leve as alergias consigo quando viaja

Que destino de férias escolher?

Se o seu destino de férias é perto de água, por exemplo perto do mar, a sua exposição aos pólenes  pode ser menor. Ainda assim, depende sempre do tipo de árvores e plantas ao redor do local onde passar férias. Quando for para as suas férias na praia ou no campo, opte por um alojamento que não tenha nas instalações certos tipos de gramíneas e árvores mais propícias a libertarem grandes quantidades de pólenes, como a ambrósia, a relva da espécie Cynodon dactylon ou os carvalhos, mas leve sempre consigo o seu anti-histamínico por precaução.

Os cruzeiros também podem ser uma boa opção para quem sofre de alergias sazonais (ou alergias de exterior). Embora as partículas de pólen possam ser transportadas pelo vento até ao mar, é menos provável que causem reações alérgicas, uma vez que a sua concentração nestes locais é sempre menor do que a que encontramos à superfície da terra. Os ventos costeiros ajudam a dispersar os pólenes rapidamente. Alguns navios de cruzeiros têm até quartos "antialérgicos".

Onde quer que as suas férias o levem, não deixe de conferir o boletim policlínico local, para acompanhar as variações na concentração de pólenes e leve consigo o seu anti-histamínico, para aliviar sintomas associados à urticária e rinite alérgica caso surjam enquanto viaja.

Voe com as suas alergias controladas

Pelos de animais , fungos , ácaros do pó e pólenes podem embarcar consigo no voo, agarrados à roupa, sapatos, cabelos e bagagem. Para reduzir a exposição a estes alérgenos , limpe a mesa em frente ao seu assento, os apoios para os braços e a área da janela (caso fique no lugar da janela), com toalhetes de limpeza e coloque-os num saco selado, para mais tarde deitar fora.

Os baixos níveis de humidade nas cabines dos aviões podem causar desidratação, e por consequência irritar as suas alergias . Beba bastante água para se manter hidratado e tenha sempre consigo o seu anti-histamínico, caso os sintomas alérgicos se agravem durante o voo. Mantenha a sua medicação para as alergias sempre na embalagem original, para evitar que se danifique ou que tenha problemas com os Assistentes de Bordo por levar medicamentos consigo. Com Claritine 10mg comprimidos, viajar com alergias é mais fácil.

Outlined lightbulb with rays of light

SABIA QUE?

A probabilidade de existirem pelos de animais de estimação acumulados num assento de avião é muito elevada, quer seja porque o passageiro sentado ao seu lado leva o seu animal de estimação numa transportadora sob o lugar, ou porque existem pelos de animais nas roupas ou sapatos de outros passageiros. De fato, um estudo mostrou que os pelos de gato são o alérgeno mais comum detectado em 100% dos assentos de avião, da amostra testada, em voos domésticos. 

Evite os engarrafamentos

Alguns estudos sugerem que as partículas de pólen e a poluição do ar, causada pelas emissões de CO2 pelos tubos de escape dos veículos, podem interagir, piorando as alergias . Para minimizar a exposição a estes alérgenos , planeie as saídas para a escola ou trabalho de manhã cedo ou final da tarde, alturas em que o trânsito é normalmente menor. Mantenha o ar condicionado ligado e as janelas fechadas, para que os pólenes não entrem em casa. No entanto, certifique-se que troca os filtros regularmente, para estes não se tornarem um foco para as suas alergias.

Encontre mais dicas para reduzir a exposição aos alérgenos dentro do carro, antes de seguir viagem.

Tolerância zero aos alérgenos quando está de férias

Antes de reservar um alojamento, ligue para saber se têm quartos "antialérgicos". Não se esqueça de usar o ar condicionado em vez de abrir as janelas do hotel, para reduzir a entrada dos pólenes e consequentemente a sua exposição a este alérgeno .

Outra dica útil é cobrir a almofada do hotel com uma fronha hipoalergénica e, assim, diminuir a sua exposição a ácaros do pó , enquanto dorme.

Tenha sempre o seu anti-histamínico à mão

É sempre boa ideia ter consigo a sua medicação para o controlo das alergias. Seja na sua mala ou mochila, leve-a consigo caso as alergias o ataquem durante a viagem.

Claritine® 10mg comprimidos está indicado no alívio dos sintomas associados á rinite alérgica e urticária , para adultos e crianças a partir dos 6 anos e apartir de 30kg, e não provoca sonolência*. Um aliado para quem viaja com alergias.