CAUSAS DAS ALERGIAS
Causas das alergias, urticária e rinite alérgica, para que possa aprender a reduzir a exposição aos alergénios mais comuns, aliviando os seus sintomas
Causas das alergias no Inverno. Existem mais de 200 tipos de alérgenos no ar que nos rodeia e que podem causar alergias. Alguns destes alérgenos existem mesmo durante o clima mais frio de inverno e podem provocar obstrução ou corrimento nasal. .
Os grandes culpados pelas alergias no inverno são os ácaros do pó , pelos de animais e fungos (bolor). No entanto, se vive num clima mais quente ou viaja com frequência para países com este tipo de clima durante o inverno, as alergias aos pólenes também podem surgir nesta altura do ano. Durante o inverno, ao passar mais tempo em ambientes fechados, com pouca luz natural, porque as janelas estão maioritariamente fechadas para impedir que o frio entre, fica mais exposto aos alérgenos de interior, que tanto desconforto lhe podem causar. Deixamos aqui algumas dicas simples e úteis para dar conta das alergias durante o inverno e aproveitar a sua casa ao máximo.
Um alérgeno comum desencadeador de alergias de interior são os ácaros do pó. São encontrados frequentemente nas partículas de pó que se acumulam em casa. São seres microscópicos que vivem nas células mortas da pele, escondidos na roupa da cama, colchões, móveis estofados, cobertores, tapetes, entre outros. Mesmo com limpezas frequentes e diárias, é impossível livrar-se dos ácaros do pó . Ainda assim, há algumas dicas práticas que pode usar para reduzir a sua exposição a este alérgeno.
Para saber mais dicas sobre Alergia aos Ácaros do Pó , leia o artigo Ácaros do Pó. .
Não são os pelos do seu animal de estimação que lhe provocam a reação alérgica. São as proteínas encontradas na caspa do animal (células mortas da pele), saliva ou urina. Estas partículas que desencadeiam a alergia – alérgenos – ficam presas nos pelos do seu animal de estimação. Por ser uma zona em que toca frequentemente, tanto de gatos como de cães, fica exposto a este alérgeno . Simultaneamente, esta caspa dos animais por ser tão leve, é facilmente transportada no ar e deposita-se nas roupas e cabelo. Abaixo partilhamos algumas dicas simples que pode pôr em prática já hoje para se proteger das alergias no inverno!
São desencadeadas por esporos de fungos microscópicos, que são transportados no ar como pólen , causando sintomas alérgicos. Os fungos que existem em ambientes fechados, largam esporos ao longo do ano e são encontrados em locais húmidos, como caves, casas de banho, zona de lavandaria, sótãos, frigoríficos e parapeitos de janelas. Uma vez que os fungos crescem em locais húmidos, as alergias aos fungos são mais comuns durante os meses de verão, quando o clima está quente e húmido. No entanto, em regiões tipicamente quentes e húmidas e se tiver zonas de sua casa mais propícias a criarem bolor, este tipo de alergias pode prevalecer ao longo de todo o ano.
Se vive numa região com um clima mais quente ou se viaja frequentemente para estas regiões durante o inverno, é importante saber que as temperaturas mais amenas podem significar maior probabilidade a alergias aos pólenes . Por isso, este tipo de alergias pode ser frequente nestas regiões, durante o inverno.
Se está com dificuldade em diferenciar os sintomas alérgicos de uma constipação sazonal, consulte as cinco dicas úteis de como diferenciar uma Alergia de uma Constipação. Proteja-se das alergias no inverno!