Guia para férias sem alergias

Esteja a viajar ou hospedado num alojamento, as alergias podem despertar a qualquer altura. Partilhamos consigo algumas dicas úteis para reduzir a exposição aos alérgenos mais comuns e aproveitar as férias sem alergias.

Guia para férias sem alergias

Esteja a viajar ou hospedado num alojamento, as alergias podem despertar a qualquer altura. Partilhamos consigo algumas dicas úteis para reduzir a exposição aos alérgenos mais comuns e aproveitar as férias sem alergias.

Guia para férias sem alergias

Pergunta chave: Tem algum tipo de Alergias?

EM CASA
Para garantir as melhores férias para toda a família e amigos, a comunicação é fundamental. Pergunte aos seus convidados se têm algum tipo de alergias , para se poder prevenir antes da sua chegada. Assim, pode tomar algumas medidas preventivas para reduzir a concentração de alguns alérgenos  na sua casa de férias e tornar a estadia de todos mais confortável.

NO ESTRANGEIRO
Faça algumas perguntas simples aos responsáveis do alojamento que reservou, para passar as suas férias. Desta forma, informa-se de possíveis focos de alergias que pode encontrar durante as suas férias e informe ainda os responsáveis do alojamento sobre as suas alergias, para que possam prevenir e evitar alguns materiais, decoração e/ ou comida que possa desencadear alergias. Algumas perguntas que pode fazer: Como é o quarto onde vou dormir? Quando foram mudados os filtros do ar condicionado? Tem filtros no alojamento para filtrar e fazer circular o ar? Tem algum animal de estimação? Qual o material da roupa da cama? Há a possibilidade de serem hipoalergénicos ? Tem algumas plantas no alojamento que possam ser foco de alergias? Desfrute das suas férias sem alergias com estas dicas!

Não leve os ácaros do pó consigo de férias

EM CASA
Se sofre com alergias ou algum dos seus amigos ou familiares, assegure-se que limpa cuidadosamente todos os quartos com um pano húmido (os panos secos levantam muito pó), que lava as roupas de cama em água quente (pelo menos a 60°C) e que usa lençóis, cobertores e almofadas feitas com um material hipoalergénico .

NO ESTRANGEIRO
Não importa quão limpo seja o quarto de hotel ou do alojamento que reservou para passar as suas férias, porque os convidados microscópicos indesejados podem estar presentes sem dar conta e arruinar-lhe as férias. Para manter os ácaros do pó afastados, leve consigo uma fronha de almofada hipoalergénica ou certifique-se que o alojamento onde estiver hospedado lhe pode fornecer (mais facilmente encontrará este tipo de comodidades num hotel).

Animais de estimação – Doçuras que se podem tornar no pesadelo de alergias

EM CASA
Se sofre de alergias aos pelos de animais , ou algum dos seus convidados, assegure-se que aspira frequentemente o chão e tapetes de sua casa, para não acumular este alérgeno de interior. Se tiver amigos ou familiares a passar uma temporada em sua casa, e sabe que sofrem com este tipo de alergias, mantenha o seu amigo de quatro patas fora dos quartos antes e durante a sua estadia.

NO ESTRANGEIRO
Se os responsáveis pelo alojamento que reservou para as suas férias tiverem animais de estimação, tente ao máximo evitar o contacto com o animal. Certifique-se que os seus pertences ficam fora do alcance do animal de estimação para evitar o contacto com os seus pelos. Se possível peça ao responsável do alojamento para manter o animal afastado do seu quarto e zonas onde possa contactar com ele frequentemente para que possa aproveitar as férias sem alergias.

Outlined lightbulb with rays of light

SABIA QUE?

A probabilidade de existirem pelos de animais , ácaros do pó , pólenes ou fungos acumulados num assento de avião é muito elevada, quer seja porque o passageiro sentado ao seu lado leva o seu animal de estimação numa transportadora sob o lugar, ou porque existem muitos tipos de alérgenos nas roupas ou sapatos de outros passageiros. De facto, um estudo mostrou que os pelos de gato são o alérgeno mais comum detetado em 100% dos assentos de avião, da amostra testada, em voos domésticos. Para reduzir a exposição a estes alérgenos dentro do avião limpe a mesa da bandeja, apoios para os braços e zona da janela (caso o seu assento seja ao lado da janela), com toalhetes de limpeza descartáveis, colocando-os posteriormente num saco de plástico selado, para que logo que conseguir poder descartá-los no lixo. 1

Decoração das festividades livre de alergias

EM CASA
Árvores, grinaldas e galhos são os elementos decorativos perfeitos para as festividades, mas também um foco de alergias , já que podem abrigar esporos microscópicos de fungos . Se gosta de usar estes elementos decorativos naturais (verdadeiros), certifique-se que limpa as folhas e ramos antes de os trazer para dentro de casa. Assim, evita trazer para o conforto de casa, o desconforto provocado pelas alergias com sintomas de conjuntivite , urticária ou rinite

As decorações artificiais, por outro lado, podem acumular pó e fungos durante o ano, quando estão guardados nos sótãos ou arrecadações de casa, locais mais húmidos e sem luz natural. Para evitar a acumulação destes alérgenos , guarde as decorações em recipientes de plástico fechados. Evite usar caixas de papelão, porque retêm mais a humidade e são um paraíso para o crescimento de fungos (bolor). 

Não se esqueça da medicação para as alergias

EM CASA
Se sofre com alergias é importante estar preparado! Tenha a sua medicação sempre à mão, caso os sintomas alérgicos o surpreendam ou caso algum dos seus amigos ou familiares tenha um ataque de alergias e precisem de recorrer a um anti-histamínico para controlar os sintomas. Claritine® 10mg comprimidos pode ser uma boa alternativa para desfrutar das férias sem alergias – anti-histamínico indicado no alívio dos sintomas associados à rinite alérgica e urticária, sem provocar sonolência*.

NO ESTRANGEIRO
Se tomar medicação para as alergias, sempre que viajar certifique-se que leva doses suficientes para todos os dias da viagem e ainda algumas extra, caso ocorra algum contratempo e a viagem seja atrasada. Deve levar o seu anti-histamínico na bagagem de mão, para que caso tenha algum ataque de alergias durante o voo, tenha a medicação à mão. Deve também preservar os medicamentos na embalagem original para evitar contratempos com a segurança nos aeroportos.